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quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Merchandising e Promoção

Pessoal. Quem aqui nunca foi vítima do Merchandising ou nunca participou de uma promoçãozinha?

Primeiro vamos saber melhor o que cada ferramenta oferece.

O Merchandising tem como objetivo colocar os produtos/serviços em contato direto com o consumidor, proporcionando melhores visualizações dos mesmos.
Existem dois tipos de Merchandising: o tradicional e o eletrônico.

TRADICIONAL - No Merchandising tradicional acontece a sinalização da presença do produto ou serviço no ponto de venda. Tudo para que o que está sendo vendido seja visto com destaque, vejam! 

Merchandising para o dia das crianças
ELETRÔNICO - No Merchandising eletônico o que presenciamos são avais de produtos ou serviços, os  endossantes, que são os populares "garotos(as) propaganda", que cedem suas imagens para avalizar um produto ou serviço. (Normalmente pesquisas são feitas com consumidores até chegar à uma conclusão de quem será o endossante).


Também existe nesse meio (eletrônico) a popular ambientação do produto. Essa ocorre em novelas, seriados, filmes, etc. Esse tipo de ação serve para ambientar, como o próprio nome já diz, o produto enquanto ele está sendo utilizado ou apenas manuseado, comentado, tudo para que se crie uma atmosfera de incentivo ao uso.
Merchandising do Novex (creme para cabelo)

Promoção 

A Promoção de Vendas ocorre de três maneiras: institucional/corporativo, para o trade e promoção de produtos e serviços.

Institucional/Corporativo - A principal preocupação é garantir e preservar a imagem da empresa como um todo.
                                                   A Procter and Gamble está com a promoção "Provou gostou"                                                            (avião do Faustão) uma ação que visa reforço de marca       


Trade - Ações voltadas para o mesmo ramo de negócios.
                         MM's fazendo o que chamamos de promoção para o Trade, explicando, fazendo promoção                        junto a quem faz parte do seu ramo de negócios (lojas de doces, supermercados...)

Produto ou serviço - desovar estoque ou fazer com que o cliente compre ou utilize mais.

Uma das formas mais utilizadas de desova de estoque é a popular liquidação


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2 comentários:

  1. Valeu pela postagem meu velho
    Tomará que me ajude na prova
    Abraço e Parabens pelo blog de novo !!!

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  2. Olá, ñ tinha visto este post antes, estava em dúvida se puxaria a materia, agora estou segura de como utiliza-la.
    Valeu... Parabéns!

    ResponderExcluir

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