Seu blog de Relações Públicas e Propaganda

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Aliados Na Comunicação Interna


Uma comunicação interna bem estruturada agrega vantagens competitivas para a empresa no mercado. O bem maior de qualquer empresa atualmente é o capital humano, manter um bom relacionamento com esse capital é imprescindível para reter os melhores talentos em um mercado tão competitivo.

Um dos desafios da comunicação é manter o público interno bem informado e engajado nos princípios e objetivos da organização. 

Um plano de comunicação interna para obter sucesso precisa levar em consideração a cultura do público interno para que a mensagem seja compreendida e praticada.
Vários obstáculos tentam impedir o fluxo da informação dentro das empresas como boatos, rádio peão e retenção de informação. Fazer com que a informação flua e gere resultados é um desafio para o Relações Públicas. As “panelinhas” ou “feudos” que se formam dentro das organizações muitas vezes dificultam a aceitação de uma mensagem 

devido à influência dos líderes de opinião que estão inseridos nesse público. 

O Relações Públicas precisa identificar esses formadores de opinião dentro das organizações para que eles sejam também um meio de reforçar a mensagem da instituição, sejam aliados na comunicação interna. Nem sempre o formador de opinião é um líder formal, pode ser um líder nato, mas é alguém que por sua popularidade, carisma consegue exercer certa influência sobre o grupo.
Usar a influência dos líderes de opinião para reforçar a comunicação interna é uma estratégia de mão dupla que precisa ser considerada não somente para disseminar a mensagem da organização para seu público interno como também para receber o que vem dele.

Siga @blogrpepp e a autora do post @murimarques



Bio Twitter:
Cristã, noiva, estudante de Relações Públicas a caminho de São Tomé e Príncipe!
Visem o blog da Muriel!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

6 comentários:

  1. Antonio Carlos de Oliveira3 de junho de 2011 06:14

    PArabens Muriel! continue assim. O seu sucesso será inevitável!
    Antonio Carlos

    ResponderExcluir
  2. O capital social foi bastante relegado, em tempos pretéritos e, hoje, é a força motriz de todo e qualquer empreendimento. A antropologia explica essas "panelinhas" pela natureza gregária do homem. É um fenômeno social que jamais cessará, para o bem ou para o mal. O segredo é ter justamente "um" águia (líder nato e comprometido) em cada grupo, capaz de "orientar o rebanho". Não é algo tão difícil de ser feito para quem tem a sensibilidade e um pouco de estudo sobre Psicanálise e Psicologia. É um trabalho fantástico. Adorei o escrito e agradeço as sempre gentis leituras de nosso trabalho! Parabéns, Muriel!

    ResponderExcluir
  3. Cada comentário só reforça o desejo de continuar aprendendo. Agradeço o incentivo e espero crescer e alcançar melhores resultados sempre!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de deixar meu comentário registrado também. Comunicação interna é a base de tudo Muriel e nós aprendemos isso muito bem com a professora Adriana! Devemos levar essa ferramenta muito a sério se quisermos crescer enquanto Relações Públicas. Vimos o quanto é importante engajar, incentivar e informar esse público. Sobre o seu texto, muita gente já "retuítou" e fizeram menções positivíssimas sobre. Para mim, resta dar parabéns a você e frisar que o RP e PP está aqui para você aprender e exercer o que aprendeu! Abraço e obrigado: Maurity Cazarotti

    ResponderExcluir
  5. Mto importante essa análise, pois mtas vezes se acredita que comunicação interna é "quadro de avisos" e "jornalzinho", eskecendo da importância dos líderes de opinião.
    Parabéns Muriel!
    Abraçao.

    ResponderExcluir
  6. Muitas vezes o que acaba gerando estas "panelinhas" que você comentou são gaps de informações, falhas na comunicação interna que abrem espaço para que isso aconteça. Por isso, é sempre importante conseguir criar uma comunicação interna em todos os níveis da empresa.

    Muito bom seu post.
    Um Abraço,
    Danilo Radke.

    ResponderExcluir

Copyright © RP e PP | Traduzido Por: RP e PP

Design by Maurity Cazarotti | Blogger Theme by RP e PP

}); //]]>