Seu blog de Relações Públicas e Propaganda

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Histórias de RP Pelo Mundo: O Aprendizado de Juliana Schneider



“Minha trajetória no exterior tem sido mais voltada para o aprendizado”, afirma seriamente a relações-públicas gaúcha Juliana Schneider, demonstrando que crescer em RP é muito mais que aprender técnicas ou idiomas. Depois de trabalhar por mais de dois anos como Analista de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade na Bunge Brasil, aproveitou um momento de mudança da área para São Paulo e optou por viajar. A ideia foi buscar vivências relacionadas ao tema sustentabilidade.

Juliana é formada em RP pela Universidade do Vale do Itajaí/UNIVALI-SC em 2008. Ela ingressou na Bunge enquanto estudava e atuou diretamente com comunicação interna, institucional e responsabilidade sócio-ambiental. Sua vontade de circular pelo exterior foi anterior à própria formatura: no final de 2007 já tinha passado três meses em um programa de trabalho e treinamento nas empresas Walt Disney World em Orlando nos Estados Unidos.

Era outubro de 2010 e o destino foi Londres. Além de estudar inglês, participou de conferências e cursos voltados para seu interesse, como o “Transformative Development”  no Schumacher College, com professores e alunos do mundo todo engajados no desenvolvimento social e ambiental. Juliana conta que esta é realmente uma escola com proposta diferente. O convívio envolve inclusive cozinhar, plantar, limpar e todas as demandas de uma vida em comunidade.  Ao mesmo tempo, trabalhou em uma escola de inglês com atividades administrativas e marketing, buscando trazer mais estudantes brasileiros para a instituição. Em paralelo, criou um blog ( www.juemlondres.com), onde coloca dicas para estudantes que estejam pensando em estudar em Londres. No final, ela até virou uma agente independente, fazendo o meio de campo dos interessados em passar uma temporada na cidade.

A Itália foi a experiência seguinte, a partir de maio de 2011 - primeiro foi Umbria e depois Toscana, para fazer um programa de voluntariado em fazendas orgânicas chamado WWOOF, onde o aluno trabalha na terra, tem a vivência da vida em comunidade e em troca recebe alimentação e hospedagem. Agora em setembro, ela volta para a Schumacher para iniciar um programa de mestrado, mas mantém sua relação com o Brasil através de atuação na Universo TXT ( www.universotxt.com), empresa voltada para estratégia e produção de conteúdo.

OBS: este post faz parte de uma ação coletiva entre vários blogs para comemorar o Dia Interamericano de Relações Públicas, marcado em 26 de setembro de cada ano por conta da data de fundação da FIARP, hoje Confederação Interamericana de Relações Públicas/CONFIARP. Foram entrevistas realizadas via internet pelo RP Rodrigo Cogo, do portal www.mundorp.com.br, e compartilhadas agora.
Já participaram os blogs: 
Ser.RP com “Histórias de RP pelo mundo: o início de carreira de Célcia Chilaúle”o Blog Comunicação e Tendências com “Histórias de RP pelo mundo: O reposicionamento conceitual de Fábio Procópio”,Blog Rede RP com “Histórias de RP pelo mundo: o apelo internacional de Cassandra Brunetto”e o  Blog Versátil RP com “Histórias de RP pelo mundo: o trabalho desbravador de Sônia Costa”.  Amanhã, dia 21de setembro, você pode ver mais um breve relato de profissionais da área no blog A Bordo da Comunicação, com o post “Histórias de RP pelo mundo: As opções criativas da Mayra Martins”.


Siga @blogrpepp 

E não deixe de conferir o próximo relato de um RP pelo mundo no blog A Bordo da Comunicação! (Clique aqui)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Análises:

Postar um comentário

Copyright © RP e PP | Traduzido Por: RP e PP

Design by Maurity Cazarotti | Blogger Theme by RP e PP