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quarta-feira, 11 de março de 2015

E o seu LinkedIn, como vai? Entrevista com o Social Media da Editora Globo Cristiano Santos

É verdade que milhões de pessoas buscam oportunidades todos os dias e no mundo todo! Boa parte desses milhões erram ao pensar no LinkedIn, simplesmente, como um currículo virtual e, entre outros erros, se esquecem que esta rede é de grande importância e efetividade quando o assunto é gerar relacionamento. 

Em uma entrevista que vai tirar qualquer dúvida sobre a boa utilização do LinkedIn, o RP e PP conversou com o Cristiano Santos.

Cristiano Santos. Foto: Tatiana Mello

O nosso entrevistado é jornalista, palestrante e social media da Editora Globo. Atua desde 2012, na estratégia digital de 17 marcas da editora e das Edições Globo Condé Nast nas redes sociais. É coautor do 2° volume do e-book “Para Entender as Mídias Sociais” e também coorganizador do 3° volume, que será lançado em breve. Entusiasta e especialista em mídias sociais, ministra cursos e palestras em diversas instituições e empresas, como Mercedes-Benz, Faculdade Cásper Líbero, SENAC, entre outras, além de ser palestrante convidado em eventos relacionados ao universo digital. É também criador do grupo “LinkedIn Brasil – De A a Z”, no Facebook, considerado o maior do mundo em língua portuguesa com foco em discutir assuntos relacionados à rede. (Perfil no LinkedIn)

RP e PP: Quais os principais erros das pessoas ao utilizarem essa rede? 

Cristiano Santos: Acredito que um dos principais erros é só utilizar o LinkedIn quando você está procurando emprego. Principalmente porque a efetividade, nesses casos, é bem baixa. O LinkedIn é uma rede social profissional de networking e conteúdo de qualidade. Sendo assim, a melhor forma de conquistar algo nesse ambiente é construindo dia-a-dia uma rede bacana de contatos e compartilhando e consumindo bastante conteúdo interessante. Outros erros que posso citar: perfil não preenchido, adicionar contatos e já no primeiro contato tentar ‘vender’ algo, não ter foto no perfil, utilizar linguagem ou imagens não apropriadas para a rede, etc.

RP e PP: Como utilizar o linkedin de uma maneira positiva e gerar bons negócios? 

Cristiano Santos: Usar o LinkedIn é bem mais que postar conteúdo várias vezes ao dia ou sair curtindo tudo o que vê. O grande segredo é relacionamento, e muita gente ainda tem preguiça disso. Costumo falar em minhas palestras que precisamos urgentemente humanizar o LinkedIn. Estamos falando de pessoas conectadas, logo, um discurso robótico ou uma atitude fria e sem envolvimento pode afastar ao invés de aproximar os futuros contatos. E quando o assunto é negócio, não é muito mais fácil você fechar um contrato ou uma venda quando há uma empatia com o cliente/fornecedor? E no ambiente virtual, isso não é diferente. Seja presente, ativo, envolvido, dedicado, e atraia os bons resultados.

RP e PP: Quais os benefícios do linkedin para as empresas?

Cristiano Santos: Se estamos falando de conteúdo de qualidade para profissionais, as empresas que estão no LinkedIn compartilhando informações com seus seguidores estão vários passos a frente de outras que ainda estão pensando se precisam estar por lá. Uma pesquisa divulgada pelo próprio LinkedIn em 2014 demonstrou que 43% dos usuários brasileiros consideram o LinkedIn uma fonte confiável de informações corporativas quando estão pensando em fazer uma compra. Além disso, 78% dos entrevistados querem que mais empresas tenham presença na plataforma. Se o público está ali, as empresas precisam estar também. Seja para fazer marketing, divulgar conteúdo, compartilhar informação corporativa, não importa: o mais importante é participar da conversa. Desse envolvimento podem surgir novos negócios ou ideias para novos produtos através de um monitoramento mais próximo e preciso dos desejos e anseios dos usuários.

RP e PP: Quais os benefícios da parte paga do linkedin? Em quais casos você recomendaria?

Cristiano Santos: Quem possui a conta Premium do LinkedIn tem acesso a algumas funções extras na rede. Uma delas é poder mandar mensalmente um determinado número de InMails (mensagens diretas no LinkedIn) de acordo com o plano escolhido, para pessoas que não fazem parte da sua rede (ou seja, não conectadas a você). É uma forma bem interessante para fazer networking e chegar a pessoas que talvez, na vida real, você não teria facilmente contato, ou mesmo para falar com um recrutador que está conduzindo um processo seletivo que você esteja participando. Além disso, usuários “Premium” podem visualizar todas as pessoas que visitaram seus perfis, e também tornar o perfil “Open Profile”, que significa que qualquer usuário do LinkedIn pode te enviar InMail, tendo eles conta Premium ou não. Isso auxilia quando alguém quiser fazer uma abordagem ou uma proposta sem precisar te adicionar para enviar uma mensagem privada. Enfim, se um usuário é ativo na rede, e trabalha bastante para se relacionar com outros profissionais, recomendo bastante fazer um upgrade da conta no LinkedIn, pois isso pode acelerar os resultados. Mas, tudo depende de cada usuário: a dica é aliar a conta Premium com estratégias de conteúdo e relacionamento na rede.

RP e PP: Uma pessoa que ainda não está no linkedin, o que está perdendo? 

Cristiano Santos: Eu creio que está perdendo oportunidades. De todos os tipos: novos contatos, aprendizados, propostas de emprego, parcerias, etc. Estar no LinkedIn não significa apenas estar buscando recolocação. Em uma rede com mais de 347 milhões de membros no mundo todo, estar totalmente fora do LinkedIn te deixa desconectado desses milhões de profissionais em busca de conhecimento e evolução na carreira. Fazer parte dessa massa, efetivamente, pode trazer benefícios em todos os âmbitos, inclusive financeiros. Aí é só fazer a conta. Cada um vai poder dizer se está perdendo mesmo ou ganhando ao deixar de investir tempo no LinkedIn, enquanto gasta tempo em outras redes sociais de uso pessoal. É uma questão de escolha, eu diria.


Como está o seu perfil no LinkedIn? Você está fazendo da maneira correta? 
Espero que esta entrevista ajude no desenvolvimento da sua rede!


*O RP e PP agradece imensamente ao Cristiano Santos pela entrevista, que, apesar da agenda lotada de compromissos compartilhou informações valiosíssimas sobre a utilização do LinkedIn. 


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5 comentários:

  1. Adorei, muito boas as dicas. Realmente o Linkedin é uma rede que precisa de mais atenção e carinho e principalmente cuidado ao postar. Parabéns pela iniciativa e pela entrevista, trouxe dicas preciosas.

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    1. Obrigado pelo feedback, Paola! E realmente, o LinkedIn precisa mesmo de mais carinho e atenção.

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  2. O Cristiano é um grande conhecedor de mídias sociais, principalmente na que é o foco principal aqui: o Linkedin. Tive a grata alegria de conhecê-lo no 10º Encontro do Networking Curitiba. Fiquei encantado com a humildade, entusiasmo e pré-disposição que ele tem para compartilhar seus ricos conhecimentos. Sucesso sempre, Cris!

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    1. Eu que agradeço sempre seu apoio! E posso dizer que tive a mesma impressão de você durante o evento de Curitiba. Vamos nessa e sucesso pra nós, meu caro!

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