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quinta-feira, 21 de abril de 2016

Relações Públicas! Entenda os verdadeiros motivos de você precisar de RP (Parte 2)

Hoje, vamos continuar a série: Entenda os verdadeiros motivos de você precisar de RP e o assunto vai girar em torno dos diferenciais, a importância da comunicação (RP, pra ser mais específico) e os motivos dessa comunicação estar ligada à estratégia da sua empresa. Outros questionamentos que deixamos para este artigo foram: Será que a comunicação é mesmo um investimento? Como tornar a comunicação um investimento e não um custo?

Falando em Relações Públicas, temos que levar em consideração o planejamento. Sim! RP não é comunicação de curto prazo ou passe de mágica e um dos diferenciais de Relações Públicas é justamente a base sólida de construção de marca/reputação de uma corporação, para isso, o tempo e o planejamento precisam ser repeitados. 

O profissional de comunicação precisa ser preparado para planejar e seguir com os combinados para que tudo saia em perfeita harmonia. "Está aí uma palavra que cabe muito bem em qualquer ocasião que inclua comunicação: Harmonia!"

Foto: ISOC (International School of Comunication)

Cenário!

Ainda está longe de ser uma realidade absoluta, mas, muitos gestores começam a abrir os olhos para o planejamento da comunicação e enxergam também que este planejamento precisa estar alinhado com os objetivos estratégicos das organizações, pois, só assim se consegue um resultado alinhado com as metas, sejam elas financeiras ou de imagem. Por outro lado, muitos outros ficam para trás por não acreditarem que comunicação seja algo vantajoso (visão de curto prazo) ou quando acreditam, fazem isso esporadicamente, com intenções de obter "vantagem", ou seja, destinando verbas que não condizem com um objetivo e cortando essas verbas nos momentos de maior necessidade - sim, no momento de crise! 

Comunicação é investimento, sim!

Comprovamos que a comunicação é um investimento e não um gasto quando demonstramos o retorno que os clientes terão com estas ações e somos bem sucedidos quando sabemos vender e manter bons relacionamentos, traduzindo os objetivos e a essência dos clientes em algo de valor para os seus públicos. Comunicação é gasto quando não existe alinhamento ou, trocando em miúdos, quando ligamos o piloto automático e fazemos por fazer, achando que comunicando, está comunicado! (Não! Comunicou, não está comunicado. O buraco é mais em baixo e se chama: relacionamento, manutenção, continuidade).

RP. Você precisa de um!

Você precisa de um relações-públicas para planejar e executar ações de comunicação que estejam ligadas ao objetivo e à essência da sua empresa. Precisa de um profissional que demonstre diariamente que é possível obter relevância e entregar valor para as pessoas por meio da comunicação. Sempre digo para as pessoas que nós costumamos a ter vínculos como: visitar, conviver, brincar, namorar e comprar de pessoas ou marcas simpáticas, positivas, antenadas, que entregam valor além dos produtos e serviços. Não compramos de gente arrogante, com cara fechada e que não faça por merecer (sejamos exigente aqui, por favor!) e é exatamente por isso que o RP é a bola da vez, para tornar marcas relevantes, simpáticas e "compráveis". 

Na próxima postagem falaremos sobre comunicação interna e a sua importância pra que todo o planejamento de comunicação dê certo. O público interno é um termômetro e um catalisador de todas as ações de comunicação e são os que, antes de qualquer público, precisam ser informados e engajados. 

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