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terça-feira, 5 de abril de 2016

Relações Públicas! Entenda os verdadeiros motivos de você precisar de RP (Parte 1)

Dizer que vivemos em uma geração totalmente digital e interligada por laços afetivos (ou não) e informações não é o suficiente para dizer que o seu negócio precisa de Relações Públicas. No post de hoje queremos passar informações, principalmente, para não RPs (então, mostre para aquele amigo que não é!) Quero apontar os verdadeiros motivos para que você pense no seu negócio como se ele fosse uma pessoa. Creio que assim fica mais fácil pensar em comunicação e Relações Públicas.

Em 1914, Eduardo Pinheiro Lobo foi o primeiro RP a atuar no Brasil, por uma grande empresa na cidade de São Paulo. Naquela época não existia internet ou redes sociais digitais, ou seja, a importância desse profissional já era reconhecida desde aquela época – e antes mesmo nos Estados Unidos com Ivy Lee que atuava como um agente de comunicação com o objetivo de mudar a opinião pública. 

Bom, história a parte, falar em Relações Públicas e tocar no assunto da integração da comunicação e relacionamento com públicos essenciais. Ter RP em empresas, de qualquer porte, é ter o fio condutor para o conhecimento da sua marca, o entendimento da sua missão, visão e valores, a  venda (Why Not?!) e a fidelização de clientes! O que isso quer dizer? Como buscar essa integração? Como conquistar o público?

Sua empresa como pessoa! Um exercício para você entender melhor.

Pense que sua empresa é gente, igualzinho a você.

As outras pessoas precisam conhecer você, certo? Os públicos precisam saber quem sua empresa é e o que sua marca faz no mundo. Depois disso, todos precisam entender o que você entrega! Entendimento é a fase em que todos precisam ter em mente os seus diferenciais, o que será entregue e o que pode ser exigido. 

Então, vamos vamos vender? Mas, com RP? Sim! Muita gente diz que RP é comunicação institucional, mas, comunicação de marca faz com que os clientes cultivem simpatia. Eu sei que você compra mais de quem é simpático, certo? Por fim, depois da venda entra a fidelização! Grande parte das ações de RP estão concentradas em fidelização de clientes, seja com promoção de eventos, brindes, ações feitas em datas comemorativas, entre muitas outras. Tudo para ter o cliente de volta em novas compras.


Ter Relações Públicas na sua empresa é ter a comunicação da sua marca sempre em dia, em todas essas etapas. Ter um profissional de comunicação como um RP é ter a possibilidade de contar com um planejamento de comunicação integrado com a comunicação interna e administrativa, em conjunto com RH e com a velha e boa publicidade.

Por último, não poderia deixar o lado digital de lado! Produzir conteúdo e ser referência no setor que você atua, alimentando-o com informações relevantes, fazendo mais do que a velha publicidade, ou seja, entregar os seus diferenciais com um toque de relacionamento diário é sair na frente. Ainda vamos falar aqui, com mais profundidade sobre inbound, as melhores práticas para um relacionamento sadio com públicos em rede e muitos outros assuntos que vão envolver comunicação, ferramentas, ou seja, você não pode deixar de acompanhar o RP e PP!

Na próxima postagem, vamos contar pra você os diferenciais de Relações Públicas e a importância da comunicação estar ligada à estratégia da sua empresa. Será que a comunicação é mesmo um investimento? Bom, uma coisa podemos afirmar: Sim! O que vamos contar pra você na próxima parte é: como tornar a comunicação um investimento e não um custo?

Fique ligado!
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