Seu blog de Relações Públicas e Propaganda

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Relações Públicas e a necessidade de ser autodidata

Olá! Se você chegou até aqui eu prevejo que seja por dois motivos básicos. O primeiro deles é que você é relações-públicas (estudante ou profissional, não importa!). O segundo é que você ficou curioso com o título do artigo que escrevi. A grande verdade é que ser autodidata, ou melhor, o autodidatismo não serve só para Relações Públicas, mas, serve para qualquer área de trabalho. No artigo de hoje quero passar pra você algumas premissas que venho estudando e que estão valendo a pena ser seguidas, então, não saia daí.

Primeiro de tudo, o aprendizado!

Não é segredo pra ninguém que muitas pessoas buscam aprendizado por meio do convívio, seja nas faculdades, na família, com os amigos ou no mercado de trabalho. A mudança ou a necessidade de se buscar aprendizado específico (como RP) chega quando somos desafiados, muitas vezes, a fazermos coisas que não temos tanto conhecimento ou para realizarmos projetos que contam com ferramentas que já ouvimos falar na faculdade, porém, nunca nos aprofundamos.


Em Relações Públicas o contexto pode ser ainda mais duro pelo simples fato de estarmos ligados à área de administração e comunicação, com o desafio de estamos ligados a um fim quase que incerto, que é provocar relações públicas (sempre acreditei que RP não é um meio e sim, um fim. Mas, isso vamos debater em outro artigo). Com toda essa necessidade de diminuir as incertezas, nos resta fazer uma coisa. Estudar!

Aí você me pergunta? Quais os melhores cursos do país na área de Relações Públicas? Quais os melhores livros de RP? Quais os melhores autores da área ou pessoas que posso seguir no LinkedIn/Facebook/Twitter? A resposta é: Calma!

Primeiro de tudo, nas minhas descobertas, enxerguei a necessidade de procurar desenvolvimento dentro da bibliografia de Relações Públicas, mas fora dela também. Existe muita coisa boa que pode ser usada! Com uma boa experiência que tenho em projetos, vi a importância de fazer correlações com outras áreas: design, engenharia, direito, marketing e administração, por exemplo

Estilo de vida autodidata!

Quando falo de ser autodidata, estou falando de um estilo de vida. Estou falando de muita leitura? Sim! Mas, acima de tudo de anotações em papel e tentativas incansáveis de colocar conhecimento em prática. Will Durant, historiador, parafraseou Aristóteles, dizendo: “nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito”. Isso também quer dizer que esse caminho não é fácil, porém, é um caminho sem volta para a melhoria contínua!

Não adianta ler os melhores autores de RP, somente. Se a sua atividade como RP está ligada com outra área, você precisa buscar mais. Como assim? Muitos RP’s atuam no mercado financeiro, moda, esportes, business, startups ou, até mesmo, na área acadêmica, para outros cursos: Publicidade, Moda, Jornalismo, entre outros. Isso força a atitude autodidata, que é a busca por conhecimento por conta própria, ou melhor, por necessidade própria.

Em uma das palestras que ministrei no ano passado, ouvi de uma pessoa que a culpa de muitos alunos não aprenderem preceitos de Relações Pública é da faculdade, e isso é uma grande mentira! 
Uma dica pra você que está na faculdade: não espere as aulas das faculdades para aprender, não espere aquele curso sair ou, não ache que você não tem capacidade de aprender sozinho. Tem sim! 

Quando você começa a estudar uma área, parece que precisa memorizar um zilhão de coisas. Não é verdade! O que você precisa é identificar os princípios essenciais – geralmente de três a doze deles – da área. Os milhões de coisas que achou que precisaria memorizar são simplesmente várias combinações de princípios essenciais, John T. Reed, autor do livro Succeeding.

Por fim, estudar por conta própria pode ser um meio de vencer em 2017. Um ano novo cheio de possibilidades. Você pode escolher ficar na zona de conforto ou então se preparar com afinco na área que você escolheu. Ou melhor, como um bom RP você pode montar um grupo de estudos ou chamar aquele seu amigo que topa qualquer parada pra ficar fo%#$ em 2017!

Nas próximas postagens, vou indicar alguns livros, esquemas, dar dicas de estudo e planejamento do tempo. Eu estou animado e creio que também posso melhorar meu desempenho. E você? Vem junto comigo?

*artigo incentivado pela leitura do livro Manual do CEO: Um verdadeiro MBA para o gestor do século XXI, de Josh Kaufman. Ainda teremos muito aprendizado acerca de várias publicações aqui no Blog RP e PP.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Análises:

Postar um comentário

Copyright © RP e PP | Traduzido Por: RP e PP

Design by Maurity Cazarotti | Blogger Theme by RP e PP

}); //]]>