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quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Tendência: Emoção gera engajamento! Adeus ao velho mapa de mídia

Mais que mapas de mídia bem feitos, as agências estão migrando seus esforços para uma tendência importante para o alcance dos objetivos dos clientes, o engajamento! Não é segredo que em tempos atrás as propagandas eram feitas 100% para venda de produtos, tanto que suas estruturas eram, quase sempre a mostra do produto, um endossante, uma frase de efeito e a assinatura da marca ao final do comercial.

*O título é uma provocação. Os mapas de mídia não morreram (ainda)...

Hoje, com a internet e com um nível de exigência maior do público pela audiência múltipla, o engajamento se torna a parte crucial do sucesso de campanhas pelo mundo todo. A disputa pelos olhares não é mais ditada pelos mapas de mídia, mas sim pela capacidade criativa de usar gatilhos emocionais que despertem desejo pela marca/produto/serviço.



Em uma matéria feita na revista Meio e Mensagem, publicada essa semana, mostrou um estudo da Forebrain, feito em dezembro do ano passado, analisando 39 filmes publicitários. O estudo identificou as marcas que mais chamaram a atenção e emocionaram os consumidores. Segundo a Forebrain, o objetivo do estudo foi avaliar campanhas publicitárias de grandes marcas e agências e suas estratégias para a criação de campanhas engajadoras.

Os quesitos avaliados pela plataforma foram: atenção, motivação e memorização de marcas concorrentes das áreas de alimentação, automóveis, casa & decoração, telecomunicação, higiene, cosméticos, varejo e indústria farmacêutica e levou em consideração o que move a mente e o coração dos consumidores. De acordo com Billy Nascimento, co-CEO da Forebrain, a partir dos insights foi possível identificar os elementos e construções mais eficazes para mudar percepções e escolhas de diferentes públicos para construir campanhas mais assertivas.

A Renaut foi vencedora no quesito Atenção, enquanto a TIM venceu no fator Motivação e Memorização. Confira o Ranking completo na matéria da Meio e Mensagem.

Esse estudo despertou em mim um questionamento: O ROI da publicidade, além do retorno financeiro, que é o objetivo de qualquer comunicação mercadológica, chega com um olhar voltado para as imagens das marcas muito grande. Não dá pra pensar somente na venda ou somente na comunicação de venda. As empresas precisam pensar que a geração de valor está no que falam delas e não no que elas falam de si mesmas. 

Quando a TIM vence nos quesitos Motivação e Memorização, existe por trás uma vitória muito grande e isso, de quebra, influencia nas vendas. 

Outra coisa é pensar que isso não serve somente para grandes empresas. Com planejamento e entendimento do público do seu negócio, seja ele qual for, é possível engajar e conseguir bons resultados. 

É o caso do Rei do IPhone que viralizou na internet após consertar o IPhone de um cliente de graça. E não é só isso! Wissam Atie ou Rei do IPhone realiza ações simples como: uma máquina de sorvetes que distribui delícias geladas de graça, bolo de cenoura e outros mimos para os mais de 120 clientes que passam por dia em seu estabelecimento. Veja a história completa do Rei do IPhone aqui.

É totalmente possível engajar e entrar na memória das pessoas. O trabalho não é fácil e precisa combinar valor e comunicação de valor, ou seja, cada vez mais produtos e serviços devem estar alinhados às promessas que as marcas fazem.

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