Seu blog de Relações Públicas e Propaganda

Clipping RPePP

Este espaço está em constante construção. Aqui estão as principais atividades e matérias sobre o autor deste blog, Maurity Cazarotti e conquistas do próprio RP e PP, que por quatro anos consecutivos (2010, 2011, 2012, 2013 e 2014) foi eleito um dos 100 melhores blogs de comunicação, na categoria "Blog Pessoal", pelo site TOP BLOG (votação popular).
_________________________________________________________________________________

Matéria do blog Versátil RP escrita pela RP Daiane Almeida. Nessa matéria temos oito dicas de oito profissionais de Relações Públicas, entre eles, eu, Maurity Cazarotti, Ana Clarissa (do RP Manaus), Carol Terra (uma das mais influentes quando o assunto é comunicação digital), Laís Rodrigues (Marketing Digital na Fapcom), Tico Marcondes (RP e produtor de eventos), Flavio Schmidt (Diretor da Próimagem Comunicação) e Marcelo Teixeira (RP no Grupo Máquina RP). Meu muito obrigado aos Versáteis! Um site completo e muito importante por sempre inovar no jeito de fazer, mostrar o trabalho e os benefícios de RP.

Clique na Imagem para ler a matéria completa!

http://versatilrp.com.br/2015/09/09/8-dicas-de-8-profissionais-para-voce-atuar-mais-e-melhor-como-rp/


Palestra sobre Comunicação e Relações Públicas no primeiro Bate-Papo Criativo promovido pela Liga de Comunicação de Uberlândia. Evento aconteceu na ESAMC Uberlândia em junho de 2015.


Palestra na comemoração dos 100 anos de Relações Públicas no Brasil, junto com a Dafne Gomide.



Matérias sobre a Semana Internacional de Comunicação no 1º Anuário de Comunicação Cult
(Páginas 93 e 97)


Matéria escrita para a Revista Cult sobre a participação da cantora Elba Ramalho na Semana Internacional de Comunicação, em Uberlândia, MG.



Notícias sobre a oficina para estudantes de comunicação, no portal da prefeitura de Uberlândia. Ministrei uma oficina de produção de conteúdo para redes sociais, na Semana Internacional de Comunicação junto com a professora, jornalista e Relações Públicas, Adriana Souza. A Oficina de Produção de Conteúdo Online foi um sucesso e contribuiu para a cobertura do evento na cidade e em toda região!





Entrevista para o Blog Versatil RP. Sempre muito generosos comigo!



Falei sobre o Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa no blog da empresa Maestro, onde presto consultoria para planejamentos estratégicos, de marketing e comunicação.




39 blogs de estudantes e profissionais de relações públicas que merecem ser seguidos em 2012, segundo o Portal RP Bahia.


Desde 2010 que alguns especialistas afirmam que a tendência é que os blogs percam força e relevância no contexto da Internet, o Portal RP-Bahia (que foi um dos primeiros projetos da área de relações públicas a utilizar um blog como ferramenta de relacionamento) ainda aposta na vida útil dessa ferramenta e fez, pelo segundo ano consecutivo, uma lista com blogs de estudantes e profissionais de relações públicas que merecem ser seguidos em 2012. Esse ano tivemos a contribuição do blog RP Manaus para a seleção dos blogs.

Confira os 39 blogs de estudantes e profissionais de relações públicas que merecem ser seguidos em 2012:

Quem faz: @juhxs e Cintia Anton, alunas da UNISC.
Twitter: @blogunirp

Quem faz: Amanda Figueiredo e Danielly Pontes
Twitter: @crpbr

Quem faz: Carolina Terra
Twitter: @carolterra

Quem faz: Maurity Cazarotti
Twitter: @blogrpepp

Quem faz: Ana Clarissa
Twitter: @rpmanaus

Quem faz: @tais_so / @Galofero / Nana_Faria
Twitter: @versatilrp

Quem faz: Ricardo Campos
Twitter: @rcamposrp

Quem faz: Marcello Chamusca
Twitter: @mchamusca

Quem faz: Maíra 
Twitter: @rp_maira

Quem faz: Patrícia Morais
Twitter: @patriciamorais_

Quem faz: @GraciGuedes
Twitter: @Rprosear

Quem faz: Jorge Lima
Twitter: @jorgeclima

Quem faz: Fabiana Begnini
Twitter: @fabibegnini

Quem faz: Marcello Chamusca
Twitter: @mchamusca

Quem faz: Professora Mara Baroni
Twitter: @COMUNICACIONAL

Quem faz: Professora Priscila Borges
Twitter: @triborp

Quem faz: RPjr - Empresa Junior de Relações Públicas da UNESP-Bauru
Twitter: @rpjr_

Quem faz: Gabriela Gadelha
Twitter: @GabiGadelha

Quem faz: Rodrigo Almeida
Twitter: @almeida021

Quem faz: Professora Teresa Pitombo
Twitter: @Teresa_Pit

Quem faz: Fernanda Wieser
Twitter: @fewieser

Quem faz: Carla Costa
Twitter: @CarlaCostaRP

Quem faz: Marcello Chamusca
Twitter: @mchamusca

Quem Faz: Ana Mansour
Twitter: @ProRPComCorp

Quem faz: Rodrigo Capella
Twitter: @Rodrigo_Capella

Quem faz: Renata Arruda
Twitter: @rrenataarrudas

Quem faz: Professor Eliezer Cruz
Twitter: @eliezercruz

Quem faz: @murieldepaula
Twitter: @relacionese

Quem faz: Juliana Molz e Roberta Souza e Silva
Twitter: @adegadeideias

Quem faz: Fábio Procópio
Twitter: @fabioprocopio

Quem faz: Marcello Chamusca
Twitter: @mchamusca

Quem faz: Ludimila Costa
Twitter: @ludscosta

Quem faz: Poliana Lima
Twitter: @Para_RP

Quem faz: Marcela Murad
Twitter: @MarcelaMurad

Quem faz: Eduardo Alves
Twitter: @eduardoalves

Quem faz: Wagner Oliveira
Twitter: @futuroRP

Quem faz: @alanabrinker
Twitter: @cometend

Quem faz: Fabiana Malta
Twitter: @fabi_malta



Os 20 melhores posts de RP da quinzena… e uma lista de blogs e sites!

Por Pedro Souza | Os 10 melhores posts de RP da semana | 17-10-2011
23retweet » compartilhe «

Na semana passada tivemos alguns problemas técnicos com o blog, e por isso não foi possível publicar o post. Por isso, excepcionalmente, hoje a lista contempla as duas últimas semanas. Um bom apanhado de leitura para seus próximos dias.

Em tempo: na última semana realizei uma pesquisa, divulgada no twitter, Facebook, grupos de e-mail etc, buscando novas fontes para o Melhores Posts. O resultado, incluindo mais de 150 links para os blogs, sites e portais indicados pelos RPs, pode ser visto clicando aqui

E agora seguem os 20 melhores posts de relações públicas da última quinzena!

- Gestão de crises começa no planejamento – por João José Forni, no Comunicação & Crise
- Instabilidade das relações de trabalho contemporâneas – Como a Comunicação Interna e a Gestão de Pessoas podem atuar neste contexto – por Margareth Dias Machado, no Relacione-se
- 5 motivos para sua assessoria não enviar um release a um blog – por Cleyton Caro Torres, no Blog Midia8
- Mídias Sociais versus Tradicionais? – por Carol Terra, no Relações
- O relacionamento com a mídia precisa sobretudo incorporar inteligência empresarial - por Wilson Bueno, no Blog do Wilson
- 8 considerações sobre comunicação e marcas – por Adalberto Mansur, no Comunicação e Negócios
- A hora e a vez dos prosumidores (II) – O Extra e a vida em família – por Maira Masiero, no Rpitacos
- A arquitetura de informação – por Viviane Mansi, no Comunicação Interna
- Mobilização: pratique mudança – por Mayra Gianoni, no blog da RPJr.
- Contribuição das “folksonomias” no trabalho do profissional de Relações Públicas – por Maíra Masiero, no RPitacos
- Crise com o “companheiro de aventuras”, Toddynho - por Sabrina Raupp, no Comunicação e Tendências
- Você “emprestaria” suas redes sociais para um partido político? – por Giácomo Degani, no Blog Midia8
- Comunicação de riscos e o caso Center Norte: barulho demais, competência de menos – por Wilson Bueno, no Blog do Wilson
- Faltou transparência e rapidez na crise do Toddynho – por João José Forni, no Comunicação & Crise
- Empresa não precisar estar em todas as redes sociais para ser 2.0 – do Blog Midia8
- Com ou sem púlpito? – por Viviane Mansi, no Comunicação Interna
- Entendendo os profissionais CEO e CMOpor Maurity Cazarotti, no RP e PP
- Rato como Tazo? – Gestão de crises no caso Baconzitos – por Maíra Masiero, no RPitacos
- Carlos Carvalho, da Abracom (Brasil) - por Rodrigo Capella, no PR Interview
- RP da concordância? – no blog Ser.RP

Resultado da pesquisa sobre blogs de RP, Comunicação Organizacional e afins 

Número de questionários respondidos: 85
- Ao todo, foram feitas 297 indicações de endereços de blogs, sites, portais e páginas no facebook
- No caso das pessoas que deram o endereço do blogroll de seus próprios blogs como indicação, todos os endereços do blogroll foram incluídos
- Eliminando as repetições, foram indicados 175 endereços diferentes.
- 18 pessoas, ou seja, cerca de 21,17% não deram nenhuma indicação, apenas preencheram o campo do e-mail para receber a lista após a pesquisa
- 10 pessoas, ou seja, 11,75%, responderam apenas o nome dos próprios blogs/sites, não fazendo nenhuma outra indicação
- Entre as demais 57 pessoas, a média foi de cerca de 5 links indicados por pessoa.
- Embora este não seja o foco desta pesquisa, é possível notar que,além dos blogs de Relações Públicas, os RPs também consideram muito relevantes fontes de informação sobre publicidade, comunicação digital, marketing e administração, além de temas mais amplos como inovação e empreendedorismo.
- Nem todos os links foram testados ainda, porém é importante destacar que alguns blogs indicados estão inativos ou desativados, chegando a quase 2 anos de inatividade no caso mais antigo percebido.
A seguir, a lista completa dos links indicados. A segunda coluna indica o número de vezes que o blog/site foi citado.
Importante: Entre os 175 links citados na pesquisa, alguns já foram eliminados desta listagem final por não terem ligação com o objeto da pesquisa ou por apontar para endereços inexistentes. Porém, nem todos os links a seguir foram verificados e testados, e podem haver outros casos.


Endereço
nº de citações
15
14
11
9
8
7
7
6
4
4
4
4
4
www.rpepp.blogspot.com
4
3
3
3
3
3
3
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1

Relações Públicas também se faz com pequenas ações": entrevista com Maurity Cazarott

Maurity Cazarott é estudante de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda na faculdade Esamc Uberlândia. Blogueiro desde 2004, criou e atualiza o blog RP e PP, desde abril de 2010. Estagiou na área de assessoria de imprensa no ramo hospitalar e atualmente faz estágio na área de comunicação e marketing da Companhia de Telecomunicação do Brasil Central (CTBC). Cazarott também trabalha com monitoramento de redes sociais e agenda de um artista (ator, locutor de rádio e humorista) da cidade de Uberlândia. Tivemos o prazer de entrevistar esse brilhante estudante da área. Confira

RP-Bahia: Como surgiu a ideia do blog RP e PP?

Maurity Cazarott: O RP e PP surgiu junto com a vontade de tornar os cursos mais conhecidos e respeitados, além de servir como ferramenta de estudo das práticas de comunicação que envolvem Relações Públicas, Publicidade e Propaganda. Comecei com essa ideia desde quando entrei na faculdade, mas achava que faltava o “algo mais”, um conhecimento mais prático e isso veio no segundo ano da faculdade, o que me proporcionou mais contato com pessoas da área, tanto pessoalmente quanto nas redes e conhecimento para escrever sobre o assunto, mas nada disso seria uma realidade se não fosse a professora de RP, Adriana Sousa, pessoa que incentivou todo o processo de criação do blog e que nesse um ano de blog, nunca deixou de comentar, criticar e elogiar o trabalho.

RP-Bahia: Por que ao invés de fazer um blog sobre PP ou sobre RP resolveu misturar?

MC: Resolvi misturar pois sou estudante de ambos, RP e PP, na faculdade ESAMC de Uberlândia, Minas Gerais, mas mais do que isso, creio que a comunicação não pode ser separada e sim integrada. As duas vertentes são complementares, ou seja, uma adiciona à outra, e quando RP anda junto com PP as ações ficam muito mais completas.

RP-Bahia: Acredita que através do blog RP e PP você pode contribuir para a valorização e o reconhecimento da área de RP? Como?

MC: Relações Públicas também se faz com pequenas ações, mas só são colaborativas, ativas de um modo geral, se feitas de maneira positiva, com verdade, espírito de ajuda aos que estão começando e busca de conhecimento junto aos mais experientes e o RP e PP busca isso desde o começo, a participação dos mais “velhos” e o direcionamento aos mais novos (profissionais e estudantes). Dessa maneira, tenho a consciência de que consigo contribuir, com uma pequena parcela, para que esse reconhecimento seja efetivo, mas gostaria de pontuar que não acredito que a profissão seja desvalorizada, mas sim, desconhecida, talvez essa seja a explicação para tanta confusão criada por pessoas que não entendem o que fazemos.

RP-Bahia: Quais os projetos para o futuro?

MC: Os meus projetos com o blog é a criação de uma coluna com profissionais, onde quinzenalmente os mesmos falariam sobre mercado, pontos de vista sobre a profissão e ferramentas de comunicação; formar uma rede de blogs de Relações Públicas, onde compartilharíamos conteúdo de RP. Pessoalmente falando, meu primeiro projeto é me formar! Faço estágio atualmente em uma grande empresa de telecomunicação, a CTBC (Companhia de Telecomunicação do Brasil Central) , na área de comunicação e pretendo ficar, pois, acredito que as práticas de comunicação que ela promove são válidas e contribuiríam para meu crescimento profissional. Aliás, tenho muitas dúvidas sobre o futuro, mas sei que posso ser um bom RP. 

RP-Bahia: Na sua opinião, o futuro da profissão de relações públicas passa, necessariamente, pelas mídias sociais? Por que?

MC: Acho inevitável e diria que as mídias sociais são ferramentas inerentes à profissão de Relações Públicas. Uma crise pode começar nelas (nas redes), as explicações podem ser dadas pelas redes, as pessoas compartilham conteúdo, ou melhor, quando pensamos em pessoas, estamos tocando numa “ferida” do Relações Públicas, então, onde as pessoas estiverem, RP deve estar. As mídias sociais são o meio mais rápido e barato de conversarmos com o público e é o meio mais incrível de tratá-los como tal, pois cada vez mais a comunicação precisa ser dirigida e com possibilidade desse público opinar.

RP-Bahia: Há algum tempo atrás surgiu uma ideia coletiva de realizar uma rede de blogs de relações públicas. Você acha que essa ideia tem chance de prosperar?

MC: Sim! Essa ideia partiu de um grupo de estudantes de várias partes e eu estou no meio junto com Diego Galofero, Ana Clarissa Sousa entre outros, que ajudariam a catalogar blogs sobre Relações Públicas para formar uma rede. A ideia era montar um outro site, onde indexaríamos os conteúdos que saíssem desses blogs, facilitando a busca de posts relacionados à profissão. Sobre a viabilidade da ideia, creio que tem chance de dar certo sim, pois o pontapé já foi dado, as ideias estão borbulhando, mas o fator tempo sempre nos pega na hora de executar.

RP-Bahia: Uma mensagem para a comunidade de estudantes de relações públicas de toda a América Latina.

MC: A principal mensagem que tenho para os estudantes de Relações Públicas é que continuem estudando, se preparando para os desafios e que todos nós, estudantes, possamos tratar as práticas que aprendemos na academia de maneira positiva, sem depreciar a profissão. E que façam desde sempre um trabalho de RP dentro de casa, com os pais, irmãos, avós... para que quando alguém perguntar para eles o que você faz, eles saibam responder!

Agradeço imensamente o espaço dado para mim! Desejo sucesso pra você, professor Chamusca, e para toda turma aí da Bahia!

RP-Bahia: nós é que agradecemos pela atenção e pela disponibilidade. Foi uma honra para nós entrevistar alguém em quem acreditamos tanto!
__________________________________________________________________________________


Segunda-feira, 11 de julho: Os melhores posts da semana.


Esta semana, enquanto buscava os melhores posts, fui lembrado aqui no blog sobre uma velha comparação entre o planejamento estratégico de comunicação e uma partida de xadrez. Conhecemos as regras do jogo, e aprendemos a prever cenários para pensar nossas ações. Apesar disso, precisamos estar atentos a essas regras: elas não são rígidas, e é preciso flexibilidade o tempo todo, pois o cenário pode mudar radicalmente! Pare para pensar: afinal, nós ainda somos os mesmos? E a produção colaborativa, por exemplo, cujo formato atual era impossível apenas alguns anos atrás? Hoje vivemos num mundo onde a interatividade não tem fronteiras. Vamos curtir essa nova era – inclusive profissionalmente!

Bom, esse e o meu recado pra vocês hoje. Comuniquei, e agora?

Agora, seguem os 10 melhores posts da semana:

O mix de comunicação não mudou. No que temos que mudar?
– por Felipe Morais, no Mídia Boom

Alice Disse: a minha presença no Twitter é humana e imperfeita. Será esse o segredo do meu sucesso? – por Mauro Segura, no A Quinta Onda

A história mal contada sobre Strauss-Kahn – por João José Forni, no Comunicação & Crise

Um bom exemplo – coerência e sentido nas publicações internas – por Viviane Mansi, no Comunicação Interna

Medindo a influência nas mídias sociais [1]: entrevista com Leandro Reinaux Almeida – no blog de Tarcízio Silva

Atendendo a pedidos, vamos falar de mensuração em mídias sociais – por Carol Terra, no Relações

Bendito RP: Proposta de Interação e Conteúdo – por Maurity Cazarotti, no RPePP

Relacionamento entre agências e blogueiros: alienação ou parceria? – por Cibele Silva, no Mídia Boom

Transmedia storytelling: a sublimação das plataformas e a emergência das boas histórias – por Giácomo Degani, no Midia8

O potencial da identidade cultural nas estratégias de comunicação – por Larissa Batista e Mateus Nascimento, no RPJr


______________________________________________________
Nós, do blog RP e PP ficamos honrados por essa vitória e gostaríamos de ressaltar que ações como essas fazem com que nós, blogueiros, nos enchamos de força para escrever e informar cada vez mais!
Obrigado
Maurity Cazarotti





O portal Mundo das Relações Públicas, um dos canais oficiais de parceria do Congresso Mega Brasil de Comunicação, organizou uma ação promocional pela internet buscando publicação, por pessoas interessadas, de texto próprio sobre a edição 2011 do evento.

Após as inscrições na primeira quinzena de abril, foi realizada a análise de todos os conteúdos cadastrados, através do olhar dos relações públicas Rodrigo Cogo (pelo Portal Mundo-RP) e Marco Rossi (pela Mega Brasil) e ainda pela jornalista Vany Laubé (pelo Congresso Mega Brasil de Comunicação 2011). Os critérios básicos de avaliação foram criatividade e detalhamento.

Desde 2010, o evento reúne o conteúdo dos congressos brasileiros de Comunicação Corporativa (14ª edição), de Comunicação no Serviço Público (11ª edição) e Comunicação Digital (2ª edição). Para 2011, além das 12 conferências e 32 palestras previstas para o evento, trazendo cases de sucesso e ações bem sucedidas de comunicação, há uma série de atividades complementares que atendem às necessidades de formação técnica e pessoal dos profissionais da área.

Entre os destaques da programação está Richard Tsang, Presidente da SPRG, uma das maiores empresas de Relações Públicas da Ásia, falando sobre "China, segunda maior economia do mundo e o maior parceiro comercial do Brasil: como se comunicar e construir reputação nesse mercado estratégico?". Além dele, nomes como o de Yole Mendonça, Secretária-adjunta de Comunicação da Secretaria de Comunicação da Presidência da República; Renato Gasparetto Jr., Diretor de Comunicação e Relações Institucionais do Grupo Gerdau; José Carlos Fonseca Ferreira, Consultor Certificado em Sucessão na Empresa Familiar pela ISPA – International Succession Planning Association e autor do livro Empresa Familiar; Paulo Nassar, Diretor Geral da ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial e Professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP); André Giuliese, Diretor da CDN Digital; Marcelo Coutinho, Professor da Fundação Getúlio Vargas e Diretor de Inteligência do Terra América Latina; e Léa Cavallero, Superintendente de Marketing e Comunicação Social da INFRAERO, estão entre os nomes confirmados.

As inscrições para o Congresso Mega Brasil de Comunicação 2011 podem ser feitas pelo site www.megabrasil.com.br/congresso2011. Para acompanhar as novidades do evento siga, também pelo Twitter (twitter.com/megabrasil), Blog (www.congresso3em1.blogspot.com) e Facebook (http://migre.me/3Tdkp).



VENCEDORES

O resultado da avaliação é o seguinte (todos os concorrentes estão sendo notificados via e-mail para obtenção de suas premiações):

1. lugar - Kit contendo Anuário Brasileiro das Agências de Comunicação e da Comunicação Corporativa, mais livro "A trajetória de Octavio Frias de Oliveira", mais livro "Quem é Quem no Jornalismo de Economia", mais uma bolsa, mais um ingresso para um dos dias do Encontro com Jornalistas Escritores (24 ou 25/5) e mais um ingresso para o Cine-Debate com direito a 1 acompanhante (27/5);
http://rpepp.blogspot.com/2011/04/congresso-mega-brasil-2011.html



2. lugar - Kit com livro "A trajetória de Octavio Frias de Oliveira" mais um ingresso para um dos dias do Encontro com Jornalistas Escritores (25 ou 26/5);
http://jornalistamasini.wordpress.com/2011/04/11/preparadissimo-para-mais-um-congresso-mega-brasil-de-comunicacao

3. lugar - Kit com livro "Quem é Quem no Jornalismo de Economia" mais um ingresso para o Cine-Debate com direito a 1 acompanhante (27/5).
http://profjessicasombra.wordpress.com/2011/04/19/quebra-de-paradigmas-e-fronteiras-sociodigitais-corporativas-e-ambientais-por-um-mundo-melhor

4. lugar - um ingresso para um dos dias do Encontro com Jornalistas Escritores (25 ou 26/5) e um ingresso para a Balada da Comunicação (27/05)
http://versatilrp.wordpress.com/2011/04/13/tres-mega-convencoes-em-so-lugar

5. lugar - um ingresso para a Balada da Comunicação com direito a 1 acompanhante (27/05) http://www.zeno.com.br/index.php?itemid=6633
Os organizadores agradecem a todos os demais participantes. Caso tenha alguma dúvida sobre esta ação, basta escrever para rodrigo@mundorp.com.br.



______________________________________________________
QUARTA-FEIRA, 29 DE DEZEMBRO DE 2010






29 blogs de estudantes e profissionais de relações públicas que merecem ser seguidos em 2011







Apesar de alguns especialistas afirmarem que a tendência para 2011 é que os sites e blogs percam força e relevância no contexto da Internet, o Portal RP-Bahia (que foi um dos primeiros projetos da área de relações públicas a utilizar um blog como ferramenta de relacionamento, em fevereiro de 2006, quando lançou a campanha nacional de valorização da profissão, através do blog (http://rp-bahia.blogspot.com) ainda aposta na vida útil dessa ferramenta e fez uma lista com 29 blogs de estudantes e profissionais de relações públicas que merecem ser seguidos em 2011. Confira:


Quem faz: Professor Eliezer Cruz


Endereço: http://rpitacos.blogspot.com
Quem faz: Maíra
Twitter: @rp_maira


Endereço: http://cirandarp.blogspot.com
Quem faz: Fabiana Begnini
Twitter: @fabibegnini


Endereço: http://ciberpublicos.blogspot.com
Quem faz: professor Marcello Chamusca
Twitter: @mchamusca


Endereço: http://rpeconsultoriacomunicacional.blogspot.com
Quem faz: Professora Mara Baroni
Twitter: @COMUNICACIONAL


Endereço: http://triborp.blogspot.com
Quem faz: Professora Priscila Borges
Twitter: @triborp


Endereço: http://unirp.blogspot.com
Quem faz: @juhxs e Cintia Anton, alunas da UNISC.
Twitter: @blogunirp


Endereço: http://rpjr.blogspot.com
Quem faz: RPjr - Empresa Junior de Relações Públicas da UNESP-Bauru
Twitter: @rpjr_


Endereço: http://rpalavreando.blogspot.com
Quem faz: Carolina Terra
Twitter: @carolterra


Endereço: http://marianarrpp.wordpress.com
Quem faz: Mariana Oliveira
Twitter: @marianarrpp


Endereço: http://ricardocampos.wordpress.com
Quem faz: Ricardo Campos
Twitter: @rcamposrp


Endereço: http://minhacomunicacao.blogspot.com
Quem faz: Rodrigo Almeida
Twitter: @almeida021


Endereço: http://teresapitombo.blogspot.com
Quem faz: Professora Teresa Pitombo
Twitter: @Teresa_Pit


Endereço: http://tcccomunicacao.blogspot.com
Quem faz: Aurélio Favarin
Twitter: @aureliofavarin



Quem faz: Maurity Cazarotti
            Twitter: @blogrpepp                         


Endereço: http://rpjorgelima.wordpress.com
Quem faz: Jorge Lima
Twitter: @jorgeclima


Endereço: http://jovensmanauaras.blogspot.com
Quem faz: Ana Clarissa
Twitter: @aclarissa


Endereço: http://falamosdemoda.blogspot.com
Quem faz: Fernanda Wieser
Twitter: @fewieser


Endereço: http://chadasideias.blogspot.com
Quem faz: Carla Costa
Twitter: @CarlaCostaRP


Endereço: http://corp-online.blogspot.com
Quem faz: Marcello Chamusca
Twitter: @mchamusca


Endereço: http://versatilrp.wordpress.com
Quem faz: @tais_so / @Galofero / Marina Faria / Marcela de Oliveira
Twitter: @versatilrp


Endereço: http://printerview.wordpress.com
Quem faz: Rodrigo Capella
Twitter: @Rodrigo_Capella


Endereço: http://fabioprocopio.wordpress.com
Quem faz: Fábio Procópio
Twitter: @fabioprocopio


Endereço: http://ludscosta.blogspot.com
Quem faz: Ludimila Costa
Twitter: @ludscosta


Endereço: http://rpmaiscomunicacao.blogspot.com
Quem faz: A agência experimental RPmais Comunicação do curso de Relações Públicas da Universidade Santo Amaro


Endereço: http://pararp.blogspot.com
Quem faz: Poliana Lima
Twitter: @Para_RP


Endereço: http://focorp.blogspot.com
Quem faz: Marcela Murad
Twitter: @MarcelaMurad


Endereço: http://rpemquestao.blogspot.com
Quem faz: Eduardo Alves
Twitter: @eduardoalves


Endereço: http://blogdofuturorp.blogspot.com
Quem faz: Wagner Oliveira
Twitter: @futuroRP


Feliz 2011!




______________________________________________________


Clique para melhor visualização 
O Blog RP e PP marcou presença na discussão sobre o impacto das redes sociais na Semana Interdisciplinar ESAMC Uberlândia (MG), participando da mesa redonda sobre as redes sociais e blogs. Quase duas horas de debate com muito bom humor e conteúdo.



______________________________________________________
Página inicial

Copyright © RP e PP | Traduzido Por: RP e PP

Design by Maurity Cazarotti | Blogger Theme by RP e PP